Guarulhos supera a média nacional de atualização cadastral do Bolsa Família e CadÚnico

Home  >>  guarulhos  >>  Guarulhos supera a média nacional de atualização cadastral do Bolsa Família e CadÚnico

Guarulhos supera a média nacional de atualização cadastral do Bolsa Família e CadÚnico

On outubro 17, 2018, Posted by , In guarulhos,Notícias, With No Comments

Guarulhos aprimorou a gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), atingindo em setembro o índice de 0,71 no acompanhamento da atualização cadastral desses programas, enquanto a média nacional é de 0,70. Os dados foram divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento Social na última sexta-feira, dia 12. Para se ter ideia do que isso significa, em um ano, o número de atendimentos do Bolsa Família cresceu 146,64%, passando de 4.103 para 10.120, no período de setembro de 2017 a setembro deste ano.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), Alex Viterale, o aumento da condicionalidade é fruto de trabalho integrado da equipe do Bolsa Família e de outras pastas. “Este aumento é histórico em Guarulhos. É resultado de um trabalho de excelência da equipe do Bolsa Família, juntamente com o Departamento de Assistência Social e as Secretarias de Saúde e Educação. Houve uma ação em conjunto, em rede, para que conseguíssemos chegar neste resultado, porém continuamos nos empenhando para superar esta meta”, afirmou o gestor.

Este resultado se deve, segundo a SDAS, às inovações adotadas para alcançar famílias com dados desatualizados: realização de mutirões nos bairros; envio de mensagens por SMS aos celulares cadastrados na base do Cadastro Único, cartas e ligações telefônicas; e ainda divulgação em redes sociais.

O relatório do Ministério aponta ainda que o acompanhamento das condicionalidades de Saúde no município está no mesmo patamar que a média nacional, ou seja, índice de 0,78.

Com base nesse levantamento, o Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M) de Guarulhos atingiu o indicador de 0,78, sendo maior que a média nacional (0,73). Isso significa que haverá aumento no repasse federal de recursos ao município para a gestão do programa.

nullImagem - Fábio Nunes Teixeira / PGMhref=”https://www.guarulhos.sp.gov.br/desenvolvimento-e-assistencia-social/conteudo/guarulhos-supera-m%C3%A9dia-nacional-de-atualiza%C3%A7%C3%A3o”>